Em 1993, o leite Matinal surgiu no mercado com o slogan "Seu eu não gostar de mim... quem gostará?"...
Agora, em 2007, a publicidade ao leite seleccionado da Lactogal entra-nos casa dentro com um slogan que aparenta ser o mesmo... mas não é. A palavra "não" mudou de lugar. Repare-se. "Seu eu gostar de mim... quem não gostará?".
A diferença é muito pequenina... mas simultaneamente grande. Se o slogan original colocava aos consumidores (e, mais propriamente, às consumidoras) um desafio "complicadamente simples" (gostar de si mesmo, em oposição ao pouco amor próprio vigente na altura num povo pouco dado aos cuidados com o corpo), hoje em dia a mentalidade mudou e ao target do produto é sugerido algo mais: já que tem cuidado com o seu aspecto físico, por que não demonstrá-lo com uma auto-estima a condizer "e o mundo que se aguente". Se gostar de si... quem vai ousar não gostar?
Sinceramente, gosto. É por estas e por outras que sempre tive um secreto fascínio pela publicidade. Por mais estardalhaço que faça em campanhas vazias e bacôcas, de vez em quando surpreende com o mais ínfimo (e quase insignificante) dos pormenores.
Sem comentários:
Enviar um comentário