quinta-feira

Atenção: Este post fala de Analepses e Prolepses


Sou um fã quase compulsivo de boas séries de televisão e, por isso, sou um ávido consumidor de tv por cabo. Vejo sempre o que os canais Funtastic Life têm para oferecer nos horários destinados para a transmissão dos episódios semanais das minhas séries favoritas... e depois revejo os mesmos episódos nos horários de repetição quando estou em casa. A minha ideia é tentar perceber como é que os textos foram escritos, acima de tudo. À excepção dos CSI's. Esses vejo... só porque sim, porque acho que aquilo me exercita a mente e porque a Marg Helgenberger é uma brasa de todo o tamanho... mas isso é a excepção. Desde sitcoms a séries dramáticas, tudo me leva a querer descobrir mais sobre o método de escrita da coisa. Mas vejo e revejo séries vezes de mais. Acabo por fazer pouca coisa no meu tempo livre porque me ponho à frente da televisão, supostamente a aprender. Está a acontecer isso neste preciso momento. Estou a ver uma sitcom ("Foi assim que aconteceu" / "How I met your mother") e a tentar perceber como são escritas as analepses e as prolepses de que a série vive. Obviamente, única coisa que estou a fazer para além disso é escrever este post a constatar o facto de que não faço mais nada enquanto revejo tudo o que já vi anteriormente na televisão (vezes sem conta, em alguns casos). Pronto. Era só isto.


Sem comentários: