quarta-feira

Para leres, um dia, mais tarde


Quase nunca o digo desta forma mas considero-me um palerma com jeito para fazer algumas coisas. Penso ser essa a melhor (e mais simples) definição de mim próprio. Um dia perceberás isso, certamente. E, se por acaso, fores - também tu - palerma mas com jeito para fazer uma data de coisas (mais do que aquelas para as quais eu tenho, espero), ficarei feliz por isso, podes ter a certeza. Se fores mais do tipo ajuizado, ficarei feliz de igual forma. Podes ter a certeza disso também. Não desdenho maneiras de ser, embora tenha a minha e goste mais de umas que de outras; não espero uma maneira de ser "x" para ti; da tua parte, quero apenas que sejas uma pessoa com valor e com valores, com personalidade própria, com ambição e audácia, para que um dia possas "voar a solo", deixando o conforto das asas que te hão-de proteger até lá. Não te peço nem exijo perfeição. Longe disso. Esforço, sim. Isso terás de estar na disposição de fazer, para conseguires aquilo que sonhares alcançar. Ah... Já agora - e porque eu sei um bocadinho deste aspecto, muito em particular - ser palerma é coisa que não exige muito esforço, e isso é porreiro (percebes, então, porque é que eu não me importo de o ser, certo?). Um dia terás a tentação de errar, sabendo perfeitamente que o estás a fazer. Digo-te eu que o vais fazer mesmo - simplesmente, porque será mais forte a tentação que o juízo nesse momento - mas também posso já assegurar-te que vais aprender com isso, para o bem ou para o mal. O teu futuro, neste preciso momento em que te escrevo estas linhas, não depende de ti; quando as leres, no entanto, já estará nas tuas mãos e posso dizer-te que o peso desse bem precioso (que o é) vai pesando mais, a cada dia que passe na tua vida - não é grave, desde que saibas que isso vai acontecer e que aprendas uma forma para não o deixares escapar entre os dedos. Espero que gostes do mundo, espero que gostes de pensar que ele pode ser melhor do que é e que desejes, no mínimo, fazer um esforço para o melhorar. Espero que gostes de viver, de dar valor áquilo que é realmente importante. Espero que tenhas sorte mas também que faças algo para a ter. E espero que sejas muito, muito feliz. Com a vida, vais perceber que isso não é pouco, não é simples, não te é dado de mão-beijada nem cai do céu. Mas no pouco, no complicado... numa mão beijada... e até no céu... Em tudo podes encontrar a felicidade. O mais extraordinário - acredita - será o caminho que vais percorrer do teu ponto de partida até chegar a esse destino, de ser feliz.

São 23 horas e 59 minutos do último dia do último ano em que o mundo ainda não teve a sorte de te ter como seu mais do que digno habitante. 2009, que começa daqui a um minuto, será mais afortunado. E eu - e a tua mãe - com esse facto, também. Neste preciso momento, tenho duas certezas. Que a minha vida, por causa da tua, já mudou e que o amor incondicional existe mesmo e não se explica. Vi-te ontem pela primeira vez. Com 18 milímetros de "altura". Ouvi (e vi!) o teu coração bater a 170 pulsações por minutos, forte e frágil, simultaneamente. Amo-te incondicionalmente, mesmo sem saber como te chamas, como és, como reages quando leres estas palavras. E amo-te assim mesmo, por uma e uma só razão.

Sou o teu pai.

2 comentários:

Teresinha disse...

Em primeiro lugar...
Deixa-me que te dê os meus mais sinceros Parabéns!!!
Quase chorei a ler este post, admito.
Mudou o ano e eu (blog) mudei tb, hehehe, mas confesso que não tenho jeitinho nenhum para bloguisses e templates e por aí, portanto acho que vou mesmo requerer a tua ajuda para um tunning ao meu blog... tá a precisar :(

BOM ANO :)

covinhas disse...

fogo...agora estou ainda mais emocionada!

Miguito, adorei ler-te e sentir que sentes mesmo tudo isto, de facto!!

parabens, papa...beijionhos da tia babada :)