quinta-feira

...quando for grande...


Muitas vezes (muitas mesmo) dou por mim a pensar naquilo que “quero ser quando for grande”. Quase todas as pessoas que me conhecem (e para aí 100% daquelas que não me conhecem mas sabem que eu existo) acham que eu sou e faço aquilo que sempre quis ser ou fazer. Estão totalmente erradas. Em primeiro lugar, porque ao contrário do resto dos miúdos naquela altura, em criança eu não fazia puto de ideia do que queria ser no futuro. Logo por aí posso afiançar que, hoje em dia, não exerço a profissão sonhada, por exemplo; simplesmente, porque não sonhei com nenhuma. Acabei, com o tempo, por chegar à conclusão que tinha vocação para o que faço actualmente. Mas quero fazer mais, melhor e, se possível, crescer profissionalmente, em outras áreas e obter reconhecimento por isso. Atenção à distinção (que neste caso é importantíssima): não quero ser conhecido, quero ser reconhecido. Quanto ao ser, a questão é um pouco diferente. Quando era miúdo, dizia basicamente que queria ser como os meus pais, ter dois filhos, um rapaz e uma rapariga, “surpreendentemente”, com os mesmos nomes que o meu e o da minha irmã. A originalidade não era, de todo, o meu forte, está visto. Até o carro que eu queria ter seria da mesma marca que o nosso na altura (não seria mau de todo ter um Mercedes, é certo… mas a verdade é que o meu dinheiro – pelo menos, para já – só me permite ter um Suzuki pequenino… mas jeitoso). Hoje, com tudo o que a vida me tem mostrado, vejo as coisas com outros olhos, com outras prioridades. Mais do que ter “x” filhos, sei é que quero providenciar um bom e justo início de vida a quem venha a depender de mim, da minha educação. Agora que penso mais nisso do que nunca, percebo que premeditar o futuro só vale realmente a pena quando esse “futuro” chega. Pessoal e profissionalmente, sinto que o meu está a chegar agora. Por isso, quero ser feliz, quero amar incondicionalmente o filho, a filha ou os filhos que venha a ter, quero ser um bom profissional e quer fazer algo mais do que aquilo que já faço mas fazê-lo realmente bem feito. Quando conseguir tudo isto, saberei que, finalmente, cheguei à idade adulta e serei aquilo que quis ser quando fosse grande.


Sem comentários: