sexta-feira

"Miss" Ramalho

Acho que todos temos uma "miss" Ramalho nas nossas vidas.
A "minha" "miss" Ramalho chama-se mesmo assim. Bem sei que não devia aqui trazer o nome real dela, mas acho que não virá mal ao mundo por isso. "Miss" Ramalho foi a minha professora de Inglês no 12º ano (daí o "miss", claro). Uma figura estranha, no mínimo. Olhando para ela - agora que penso nisso - assemelha-se a uma coruja de enormíssimas dimensões que não passava despercebida a ninguém. Um peito imenso, uns óculos super graduados e um cabelo muito curto, muitas vezes cortado à máquina, quase rente... Era, de facto, um "cromo" lá do liceu; uma imagem que cultivava (nunca percebi se inocentemente ou de propósito) com um sem número de excentricidades incompreensíveis. Nas aulas, tratava mal toda a gente, apagava com o peito aquilo que tinha acabdo de escrever a giz no quadro, dizia palavrões e "passava-se" quando alguém chegava atrasado ou não sabia a resposta a uma pergunta sua. Na rua, andava sempre sozinha, de chapéu de chuva em punho (fizesse sol ou chuva) e com um caminhar absolutamente característico dela. Rumores diziam, na altura, que ela trazia sempre, na mala, uma camisa de noite, para o caso de ser atropelada (algo que já lhe tinha acontecido em jovem) e ter de ir para o Hospital... A verdade é que, regra geral, a "miss" Ramalho era uma figura odiada lá no liceu. Por mim, não foi. Sempre achei muita piada áquela excentricidade toda e até acabei por cair nas boas graças dela. Tratava-me pelo nome de família e só eu é que podia operar o videogravador quando tinhamos de ver o filme "The Great Gatsby". Enfim... ela, de facto, era uma excelente professora, pelo meio dos palavrões e alterações súbitas de humor; sabia como ensinar, mas os alunos não sabiam como aprender com ela. Eu, mesmo sem perceber como, acabei por saber lidar com ela e lucrar com isso, aprendendo mais naquele ano do que em muitos outros.
Hoje voltei a vê-la. Passei por ela, no meu caminho para o almoço. Nos curtos segundos em que o os vidros do meu carro me permitiram ver a figura, apercebi-me que "miss" Ramalho continua na mesma. Mais grisalha, é certo, mas com a mesma mala, com o mesmo chapéu de chuva, com o mesmo andar... Imagino se aínda insultará os alunos que chegam meio minuto depois do toque ou se ainda não se terá apercebido que apaga o quadro ao mesmo tempo que nele escreve... e quem será que opera o video para ver o "The Great Gatsby"?...
Foi bom vê-la, "miss" Ramalho. Aprendi muito consigo. Obrigado.

Sem comentários: