segunda-feira

Ripa, Jorge... Ripa!

«Ricardo vai partir... chuta... ... ...
PORTUGAAAL! PORTUGAAAL! PORTUGAAaaaAAAL!!!...»

São estas as palavras que mais presentes guardarei de ti para o resto da minha vida. Aquele momento, naquela noite gloriosa, em que o Ricardo se superou em nome do nosso país... tu também te superaste e foste a nossa voz no mundo (lembro-me que rádios e televisões de todo o planeta passaram o teu som para exemplificar a emoção que todos nós vivemos nessa noite. Sei que a viveste tal como eu e como uma nação inteira... afinal, o que disseste nessa hora (e COMO o disseste) era o que eu (e todo o mundo português) sentia também.
Quis escrever-te no sábado, mão não pôde. Talvez fosse melhor assim, porque confesso ter-me sido muito complicado conhecer a notícia perla qual não esperava. Ouvi-te todo o dia e sorri... com o nó na garganta, é certo... mas sorri porque sempre foi isso a que me "obrigaste" durante um qualquer jogo (bom ou mau) de futebol.
O coração fez-te uma "revianga" e "nióóó", colocou-te em fora de jogo. É pena. Nunca cheguei a ver um golo que facturasses aí com a tua barriguinha, em jeito de lição a esses camaradas que ganham muita massa e não marcam o golo à frente da baliza aberta. Sei que viveste bem esta vida e que vais para um sítio melhor. Vais juntar-te a muitos bons homens da bola, o que me leva a crer que trabalho não te faltará, a relatar golos que façam as bandeiras adejar, desfraldadas ao vento... porque afinal... é disso que o teu povo gosta, seja onde for.
Ouvi dizer que aí também há muito "passarinho"... e julgo que o "chefe" não se importará se disseres uma ou outra asneira quando a publicidade não entrar na hora certa ou que o defesa faça uma falta mais violenta.
:-)
Cruzei-me contigo três ou quatro vezes (em trabalho), de "raspão". Curioso... em todas elas aprendi qualquer coisa; e sei que, se ainda hoje escrevo informação com alguma piadola, também é por influência tua, que sempre disseste que não se devia levar «essa malta da bola demasiado a sério». Registado... e posto em prática. Obrigado!
Jorge... apanhate o machibombo para "cima" e, chegado ao destino, que nunca te seque o gogó. Porque anjos e arcanjos podem não ter sexo… mas gostarão de futebol, certamente. E se não gostarem... hão-de aprender a gostar... e a sorrir quando ouvirem... «Comigo!... Ripa na rapaqueca!...».
Já tenho saudades. Adeus.

Sem comentários: