segunda-feira

Espaço: (teoricamente em) 1999



Com cerca de três meses de atraso, a minha irmã deu-me há dias a prenda de anos que (alegadamente) me devia. Sinceramente, não me lembro se ela me deu ou não alguma coisa na altura mas também não me lembro se lhe tenho dado presentes todos os anos pelo aniversário - deve ser uma coisa de família. O presente em causa foi a caixa com toda a 1ª série do "Espaço : 1999". Um clássico. Esta noite, na cama, com o portátil em cima das pernas e com os enormes headphones que usava na rádio postos (para não acordar quem ia trabalhar cedinho), revi o primeiro episódio que, curiosamente, ao fim destes anos todos, me apercebo que não é bem um "piloto", e pega na história já a meio. É só um dos aspectos (agora) bizarros de (re)ver séries antigas. No caso, é imensamente estranho tentar perceber qual o "sonho" dos criadores da série (em 1975) em relação ao que poderia vir a ser o programa espacial mundial em 1999. Estamos para lá do meio de 2008 e nunca chegou a haver uma colónia lunar como aquela que a série mostra, por exemplo. Se calhar, aquela coisa com o Chalenger em 1986 arrefeceu os ânimos dos cientistas espaciais e uma estação lunar nunca chegou a ser uma realidade. Outra das coisas bizarras é tentar lembrar-me onde estaria e o que estaria a fazer no dia 13 de Setembro de 1999, data que a série aponta como a do afastamento da Lua em relação à Terra, devido a um conjunto de explosões ocorridas por acumulação de poluição radioactiva em solo lunar, já produto da ocupação humana (sim... estive a ver o primeiro episódio mesmo com muita atenção... e pouco sono). Para ser franco, não me lembro mesmo do que seria de mim a 13/09/99. Mas vou fazer um esforço. Se possível, ainda antes de ver o segundo episódio do "Espaço: 1999".


Sem comentários: