quarta-feira

The Moon Over Porto Salvo – II

(ou “Voltei a Casa”)


Cheguei há pouco. Ainda era de dia em Portugal mas o relógio já impunha que se dissesse “São 9 da noite”, mesmo que o sol se tivesse acabado de pôr, ainda o avião se preparava para aterrar na Portela (já agora, ver o pôr-do-sol à janela de um AirBus tem a sua piada). O ar fresco que senti logo que pus o pé em terra fez-me pensar que há coisas que estão, claramente, ao contrário neste mundo. Cheguei à Holanda com temperaturas a rondar os 32º (muito acima da média holandesa para esta altura do ano) ao que se seguiram cerca de 10 dias de chuva intensa (o que também não é usual em Junho, até na Holanda); chegado cá, depois de um dia em que a caloraça voltou aos Países Baixos, a temperatura em Lisboa era de 15º e eu pensei “Então, pá?!? Mas aterrei em Lisboa ou voltei para Amesterdão?!? Lá é que devia estar este friozinho!!...“. Sim… conversinha sobre o tempo, só para “encher”… para não dizer que estou algo triste por ter voltado, por já ter algumas saudades daquilo, por não ter feito tudo aquilo a que me tinha proposto (essa decisão não coube a mim) mas acima de tudo por me sentir frustrado por ter estado durante uma semana apenas a 40km da minha terra natal e de lá não ter ido… por falta de tempo. Passavam 25 anos desde a minha última passagem por Rhein e, com DeLutte ali tão perto, não pude dar um pulinho da Holanda até à Alemanha, só para ver se dava com a minha antiga casa, com o parque ao fundo da rua, com o Märchenwald que tanto quero voltar a visitar… Às vezes – apesar de amar o que faço – penso “Que merda de profissão a minha, que me impede de ter uma vida minimamente normal!” mas olha… paciência. Hei-de lá voltar, sim. Muito brevemente, acredito. Nem que vá lá de propósito, só para regressar às memórias de infância e depois voltar de novo para Portugal e seguir a minha vida, como sempre. Voltar tem, no entanto, coisas boas. Matar saudades, acima de tudo. Das pessoas de quem gostamos, dos sítios que são “nossos”, da comida que não se faz em mais lugar nenhum do mundo senão cá (muito embora a minha 1ª refeição tenha sido… Corn Flakes!… o tão lembrado Bacalhau Grelhado com Batata “a murro” não deve tardar muito),… de tudo. Voltei a casa na companhia da mesma lua que me viu passar a noite em claro quando parti para a Holanda. Um Quarto Crescente lindo, num céu limpinho e ainda umas réstias de horizonte alaranjado, a recordar-me do país que foi a minha “casa” durante 19 dias e a dizer-me que amanhã vai haver mais sol português a queimar-me a pele. Que bom! Que mais podia eu desejar neste regresso a Portugal? Estou de volta. Foi giro viver e trabalhar na Holanda. Adorei o país e – tanto pessoalmente como profissionalmente – aprendi muito nestes dias. Mas voltar a casa é sempre voltar a casa. Agora falta o gato… e o resto, para que possa dizer (gosto mais da expressão em inglês, peço desculpa) “Home, Sweet Home!”.

Sem comentários: