quinta-feira

Momento(s)


Hoje fiquei a saber (obrigado, caro amigo!...) que um momento - cientificamente falando - são exactamente 90 segundos. Na verdade, nunca tinha pensado nisso e, agora que sou levado a fazê-lo, isso abre uma série (ainda que pequena) de questões relacionadas comigo próprio e com este blog, inclusivamente. Quer isto (de um momento serem 90 segundos - um minuto e meio, portanto) dizer que, sempre que me pedirem para aguardar um momento, terei de o fazer durante exactamente um minuto e meio e não menos ou mais? Tipo... aos 91 segundos, posso descomplexada e legitimamente virar costas e ir-me embora? Ou será precipitado da minha parte perder a paciência para um "momento" que dure (apenas) há um minuto e vinte segundos?... Se houver quem me esclareça... a malta agradece. Quanto a este blog - pode ler-se no topo -, o lema é «Os momentos e os "pequenos nadas" podem valer uma vida inteira... basta que sejam devidamente aproveitados». Ora, perante esta nova realidade, sou impelido a esclarecer publicamente que, à data em que foi criado o dito lema, a questão do "momento = 90 segundos" não se colocava e, para mim, um momento era muito menos (em tempo) e muito mais (em significado) do que isso. Logo, os momentos de que fala o mote do Petit Riens são aquilo que queremos (cada um de nós) que sejam (em tempo e significado) e não uma mera contagem numérica de segundos num relógio Lorus comprado na feira de Carcavelos. Entretanto, ainda outro esclarecimento. Estes "momentos" que aqui (d)escrevo (inclusivamente este) levam, muitas vezes, mais de 90 segundos a redigir e a ler, pelo que se mantém o que escrevi imediatamente acima: os "momentos" são aquilo que queiramos dizer ou fazer sentir, tome o tempo que isso tomar. Ainda assim, prometo tentar sintetizar um pouco a escrita, para que se aproxime relativamente à noção científica... do momento.

Sem comentários: