sábado

Vain NewsPerson
ou, "Afinal, somos todos Narcisos"


Ontem, uma colega do meu meio profissional perguntou-me se eu achava que (todos) os jornalistas são vaidosos. Eu não respondi logo e fui pensando nisso à medida que a conversa se ia desenrolando mas não tardou muito para chegar a uma conclusão. Sim. Os jornalistas são, por natureza, vaidosos. Todos. Uns mais do que outros. Uns muito mais do que outros. Uns menos do que outros… E uns muito menos do que outros também. Mas são. Faz parte. E – digo eu – até é algo saudável que assim seja. A vaidade no jornalismo pode dar para “tudo”: desde o perfeccionismo ao desleixo e laxismo, passando pela boa apresentação, autocrítica, auto confiança (quando a coisa corre bem), comiseração, depressão, mau companheirismo e diminuição exponencial da qualidade do trabalho (quando tudo dá para o torto). Pessoalmente, eu gosto de ver o meu trabalho quando é publicado. Paro, vejo o que saiu, vejo se houve ou não houve erros, se foi bem assinado, se haverá coisas a melhorar… E gosto de ver. Dá-me um certo gozo, confesso. Tenho vaidade nisso e quando a imagem é boa, também tenho vaidade na minha boa apresentação (o que não é tão frequente quanto queria, mas… paciência). Há quem se veja – por de mais narcisicamente – e reveja e nem se preocupe com a qualidade do trabalho. Essa é a face “negra” da medalha. Eu também tenho dias assim… mas tento que não sejam todos e ainda bem que não são. No entanto, de não ser vaidoso nenhum jornalista pode gabar-se. Toda a gente gosta de ver o seu nome ou foto num jornal, da sua voz na rádio, da sua imagem na televisão, ou até de receber uma mensagem no telemóvel com feedback disso mesmo. Como já disse, faz parte, até do orgulho e do brio profissional. Tudo o que seja com “conta, peso e medida”…

Sem comentários: