domingo

Será esta a função da idade?


À medida que o tempo avança, dou comigo a sentir-me mais experiente e a fazer tudo de forma prática, intuitiva, sem o recurso ao saber teórico. Aliás, dou comigo a esquecer-me da teoria que, no fundo, é a base da prática. O que me parece algo pior, confesso. Escrever, por exemplo, é para mim algo frustrante, ainda que muito libertador e fonte de um prazer diário enorme. Embora saiba aplicá-las, não me lembro das regras gramaticais. Esforço-me… mas não me recordo. Sinceramente. Sujeitos, predicados, substantivos, verbos, adjectivos, advérbios… certo. Mas não me peçam para reproduzir as regras e tal. A idade é tramada. E, nessa nota, falta confessar que, de vez em quando, me esqueço da forma correcta de escrever algumas palavras. Sei que “viagem” se escreve com “g” mas demoro um bocado a pensar se não será com “j”, por exemplo. É por essas e por outras que escrevo praticamente todos os textos primeiro no “Word” e depois os transporto para os outros programas ou para a net. Será esta a função da idade? Dar-nos a capacidade de fazer tudo sem pensarmos como se faz e dar-nos dores de cabeça quando, finalmente, tentamos parar para perceber melhor por que raio estamos a fazer as coisas de uma maneira e não e outra, por quê “assim” e não “assado”…?

Sem comentários: