terça-feira

1911 - 2006


Morreu hoje, aos 95 anos de idade, Joe Barbera, criador de figuras animadas carismáticas e planetariamente reconhecidas. Os Flinstones, Scooby Doo, Yogi Bear, Tom & Jerry são só os nomes maiores de um universo cheio de cor criado por uma mão, um lápis, um pincel e muita fantasia. Lembro-me eu de ter passado tardes sem fim a ver cartoons e cartoons, horas a fio, em frente à televisão. Lembro-me eu de, em puto, ir a uma matiné de cinema nas Caldas da Rainha, para ver um filme do Tarzan (com Weissmuller em grande!) e Tom & Jerry terem pintado um pequeno cão de 1001 cores, num desenho animado que antecedia a longa metragem. Lembro-me que de que nunca gostei dos Jetsons, porque sempre me pareceu uma espécie de "upgrade" falhado dos Flinstones. E, já que falo neles... lembro-me eu sempre da música dos Flinstones (mas muito mais dos efeitos sonoros que apareciam quando Fred dava aos pés para pôr o carro a andar) e de sempre desconfiar que o amiguinho Barney era demasiado sonso para não ter a tentação de, de quando em vez, ir fazer uma "visitinha" à ruiva Wilma, traindo a mulher (a bem melhor Betty) com a esposa do melhor amigo, que passava a vida a jogar bowling... Mas isso foi já uns bons anos mais tarde, quando comecei a abir os olhos para a vida. Fica de luto o mundo der miúdos e graúdos que riram e riem com as cores e traços criados por Joe Barbera, na companhia do seu colega de sempre, William Hanna. Foi-se o "pai", ficam os "filhos". Tom continuará a tentar apanhar Jerry, Scooby Doo continuará cheio de medo e tão comilão quanto o dono, Shaggy. Quanto a Fred Flinstone... esse vai manter-se na ignorância acerca do mais do que evidente adultério de Wilma com Barney.

Sem comentários: