sábado

A Derrocada


Confesso que tenho andado desligado de toda a informação que não a desportiva. Sei vagamente, por exemplo, que há um tipo italiano a passar um mau bocado em Inglaterra por ter sido contaminado por uma substância radioactiva que matou um ex-espião russo; mas em pormenor, em pormenor mesmo, só sei quem esteve no Sporting-Benfica, o que fizeram os jogadores, a que minutos de jogo e com quantos pontos ficaram os clubes. Aliás, por andar tão absorvido por essa realidade "esférica", fui surpreendido hoje - quase 24 depois do sucedido - com a notícia de que a minha cidade passou por momentos dramáticos ontem à tarde. Um velho prédio (que conheço... perdão... conhecia bem) ruiu em plena Baixa de Coimbra, a escassos metros de onde Miguel Torga tinha o seu consultório e de um dos cafés mais movimentados da cidade, o Montanha, onde centenas de turistas passam todos os dias, por exemplo. É tristemente revelador da realidade daquela cidade. Linda de morrer mas, de facto, também a morrer, linda como sempre foi. Ou seja, bonita sim... mas cuidada, nem por isso. Está como estava há várias décadas atrás. Têm-se feito muitas rotundas "futuristas", planeado muitos hospitais, construído centros comerciais de vanguarda (com multiplex's, hipermercados e lojas que são iguais em todo o lado)... mas conservar e zelar pelo que é realmente bonito na cidade... não. Depois há vereadores que falam na tv, com ar de pesar pelo prédio que ruiu na Travessa dos Gatos (graças a Deus que os trabalhadores das obras conseguiram avisar toda a gente para sair a tempo do local!...) e pela pena que é a cidade estar "mais pobre". Eu tenho pena, de facto. Desses vereadores (dos políticos, enfim), por serem tão fraquinhos. E da cidade, que é a minha, e cuja Praça da Portagem nunca mais vou conseguir ver, tão bonita quanto a deixei.


Sem comentários: