sábado

Filho és... Pai serás...


Por muito que uma data de gente ache isto meio estranho, eu sei exactamente o momento a partir do qual senti que quero ser pai. Do dia exacto (da data)... confesso que não me lembro, mas recordo-me que foi num sábado de manhã. Quanto à situação, essa, tornou-se inolvidável. Um torneio de futebol infantil (da categoria de "Escolinhas"), com miúdos do Sporting, do Porto, do Boavista e de mais uns quantos clubes. Putos todos giros, com gel no cabelo, equipadinhos a rigor e com pinta de craques adultos mas com cara de pirralhos... que eram, de facto. Por mim, não precisei de mais. A partir daí - qual "click" -, soube... e sei que ser pai é uma espécie de chamamento, ao qual, mais tarde ou mais cedo, terei de me render. E fá-lo-ei com gosto e com o maior sentido de responsabilidade possível. Talvez por isso me custe tanto saber de casos de crianças mal tratadas, mal nutridas, ... que mal têm a chance de viver. Vai uma grande distância, do sorriso de um puto que marca um golo num jogo de futebol infantil e o choro de uma criança que sofre, seja por que motivo for. Sim, quero ser pai. E quando acontecer, quero ver sorrisos... muitos. Porque todas as crianças merecem sorrir.

Sem comentários: